Acontece no APUBH

NADi APUBH participa da X Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG

A burocracia afeta sua rotina de trabalho na Universidade? é tema de debate proposto pelo Núcleo do Sindicato.

Roda de Conversa do NADi: “A burocracia afeta sua rotina de trabalho na Universidade?” // 20/05 (Sexta-feira), às 9h // Local: CAD2 – Humanidades – Sala C513 – C515

De forma híbrida e totalmente gratuita, a 10ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG, será realizada entre os dias 16 e 20 de maio. Com a temática “O cuidado em saúde mental como direito à cidadania”, a semana contará com oficinas, palestras, debates, rodas de conserva e atividades culturais nos convidando a refletir sobre a importância da universidade na defesa da saúde mental.

Uma das atividades da semana será o debate “A burocracia afeta sua rotina de trabalho na Universidade?”, proposto pelo Núcleo de Acolhimento e Diálogo do APUBH (NADi-APUBH), e realizado no CAD2, de Humanidades, às 9h no dia 20 de maio.

O NADi-APUBH vem recebendo demandas relativas à lida diária de docentes com a burocracia na Universidade em suas diversas atividades. Dessa maneira, visando aprofundar a compreensão e discussão da temática com a categoria, em janeiro de 2022, o Sindicato realizou pesquisa com docentes acerca dos impactos da burocracia no seu cotidiano. O objetivo foi compreender como a burocracia na Universidade tem impactado as atividades rotineiras de professoras e professores.

Alguns dos pontos que mais apareceram na pesquisa para a contribuição da perda de sanidade mental dos docentes foram o preenchimento de inúmeros formulários nas diversas plataformas e sistemas, gestão de e-mails, gestão de bens patrimoniais, atividades administrativas, atividades de recursos humanos, entre várias outras. A perda de sentido e frustração estão presentes nos relatos da categoria.

Participe das atividades para juntos conseguirmos transformar a burocracia que nos cerca dentro da vida docente.

Saiba mais em: https://www.ufmg.br/semanasaudemental/prog/a-burocracia-afeta-sua-rotina-de-trabalho-na-universidade/