Acontece no APUBH

Live do NADi APUBH discutirá o assédio moral no trabalho docente*

Atividade acontece no dia 23/07, às 11h30, com transmissão pelo canal do APUBH no Youtube.

 

 

O Assédio Moral no trabalho é um tema tão antigo quanto o próprio trabalho, porém discutido há pouco tempo. No Brasil, em especial, há pouco mais de 20 anos. O APUBH inaugura a discussão sobre a temática, entendendo que o assédio moral se deflagra nas relações de trabalho, porém não tem origem necessária nas relações interpessoais, mas é reflexo de um trabalho maltratado, de uma organização que possibilita e incentiva as práticas violentas de gestão sob o discurso de eficiência. O assédio moral está inserido em um contexto de modo de produção, político, social e econômico específicos.

No setor público, é preciso compreender o reflexo da flexibilização do capitalismo, que implica no aprofundamento da exploração e precarização das relações de trabalho sob o discurso de maior liberdade. Esse setor passa a sofrer pressões de um sistema que incentiva a ampla concorrência, a privatização, a terceirização e a desregulamentação das relações de trabalho. Na realidade acadêmica, docentes estão frequentemente submetidos a pressões, imposições, competitividade e cobranças por produtividade.

Nesse contexto, há uma quebra dos vínculos solidários dentro da própria organização. Os indivíduos sentem-se solitários e únicos responsáveis pelo seu desempenho e resultados. Esse cenário torna a possibilidade de desenvolvimento de conflitos interpessoais ainda mais propícios. Há sempre uma tentativa de defesa legítima por parte do trabalhador, do seu emprego, da sua saúde e integridade física e mental. Há uma internalização dos valores baseados na competição, egoísmo e individualismo, que acabam repercutindo na maneira como os sujeitos se relacionam e estabelecem medidas de gestão.

É preciso compreender essa realidade, a produção e reprodução de violências no contexto laboral e quais os caminhos possíveis para mitigação dessas práticas e, consequentemente, seus efeitos nefastos à saúde da classe trabalhadora docente. É preciso, então, construir espaços de diálogo e enfrentamentos coletivos para esse tipo de violência no trabalho. Contamos com a participação e colaboração de toda categoria docente.

Para discutir essa importante questão, o NADi promoverá no dia 23/07 (sexta-feira), às 11h30, uma live sobre o tema, com a participação do Prof. Dr. Carlos Eduardo Carrusca, da Faculdade de Psicologia da PUC Minas e coordenador do setor de Psicologia do NAPSI. A live será transmitida pelo canal do APUBH no Youtube: https://youtu.be/iWi1e7PbePg

 

*Julie Amaral – Psicóloga Social NADi/APUBH