Linha do tempo

  1. 2012

    Fundação do Instituto de Pesquisas em Educação – IPE, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino Superior de Belo Horizonte – Sindifes/BH, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais – SindUTE, o Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina – Apufsc-Sindical, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Itajubá – ADUNIFEI, a Federação Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas – Fenet, a Associação Metropolitana de Estudantes Secundaristas de Belo Horizonte – Ames BH, a União Estadual dos Estudantes – UEE-MG, a União Nacional dos Estudantes – UNE, o Diretório Central dos Estudantes da Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), o Diretório Central dos Estudantes do Centro Universitário da UNA.

    Fundação do Instituto de Pesquisas em Educação da América Latina e Caribe – IPE-ALC, pela Apubh, a Federação dos Docentes Universitários – FEDUN (Argentina), a Federação de Sindicatos de Docentes Universitários da América do Sul – Fesiduas, Buro Sindical da Universidade de Havana (Cuba) e Associação Peruana: Universidade, Sociedade e Democracia – ASPERUSD.

    Realização da 3ª edição do Seminário Sobre Assédio Moral – Denuncie!, em parceria com o Sindifes.

    Lança o Movimento Docente Independente e Autônomo das Instituições Federais de Ensino (MDIA) juntamente com representantes do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (APUFSC-Sindical), da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Itajubá (Adunifei) e da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (Adunb).

    35 anos de Apubh.

  2. 2011

    Participação em audiência pública na UFMG para discutir o corte governamental de 3 bilhões de reais nos recursos para a Educação.

    Nossa sede é transferida provisoriamente para um novo endereço devido a graves problemas na estrutura da sede, construída há mais de 40 anos e que começaram a interferir no conforto e na qualidade do serviço prestado aos filiados.

    Realização do II Seminário sobre Assédio Moral juntamente com o Sindifes, DCE-UFMG e PRORH-UFMG.

    O I Seminário sobre sua Aposentadoria é promovido, em parceria com o SINDIFES (Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino) e OAP (Organização dos Aposentados e Pensionistas) para discutir a previdência para aposentados, pensionistas, pessoas em processo de aposentadoria e servidores recém-contratados do serviço público federal.

    Desfiliação do Proifes – Fórum Nacional dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior.

    Fundação da Federação de Sindicatos de Docentes Universitários da América do Sul – FESIDUAS, em Buenos Aires, juntamente com federações e sindicatos docentes da América do Sul.  

  3. 2010

    Retomada a tradição do happy hour e início da campanha de atualização cadastral e novas filiações;

     

  4. 2009

    Realização do debate com os candidatos à reitoria da UFMG juntamente com o Sindifes.

     

  5. 2008

    Realização do debate sobre “A implantação do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI na UFMG”, com o  Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino Superior de Belo Horizonte – Sindifes/BH.

  6. 2007

    Desvinculação da ANDES e 30 anos de existência e luta da Apubh.

     

  7. 2004

    Visita histórica do Ministro de Estado da Educação, Tarso Genro, junto à reitora da Universidade, Ana Lúcia Gazzola. Discussão sobre a reforma universitária, as condições de trabalho e de pesquisa dos docentes, a falta de reajuste de salários e de recursos. No mesmo ano, juntamente com representantes dos docentes de 15 Instituições Federais de Ensino Superior – IFES, o Fórum Nacional dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior – PROIFES foi fundado.

     

  8. 1996

    Ato em Defesa da Universidade Pública.

     

  9. 1991

    Participação na greve mais longa da história (124 dias – 22 de maio a 22 de setembro) do movimento docente do País.