Espetáculo "Madame Satã", em homenagem ao dramaturgo João das Neves

Data

27 de Novembro de 2018

Local
Auditório da Reitoria da UFMG – ver no mapa –
Espetáculo "Madame Satã", em homenagem ao dramaturgo João das Neves

A APUBH promove a peça "Madame Satã", realizada pelo Grupo dos Dez, em homenagem ao dramaturgo, diretor e escritor João das Neves - falecido em 24 de agosto deste ano. A apresentação acontece no dia 27 de novembro (terça-feira), às 18h, no Auditório da Reitoria da UFMG. O espetáculo é uma realização da APUBH e tem apoio da Diretoria de Ação Cultural - DAC/UFMG. Após a peça, haverá uma breve conversa sobre João das Neves com a participação de sua esposa, a cantora Titane.

Ícone da arte de resistência, Neves utilizou o teatro como instrumento de luta política, em que deu voz aos excluídos e marginalizados pela sociedade. Ele foi o fundador do Centro Popular de Cultura (CPC), considerado ilegal pela Ditadura Militar. Do CPC surgiu o Grupo Opinião, emblemático coletivo de teatro engajado. O trabalho e obra do dramaturgo permanecem como referência no país.

Madame Satã

Em Madame Satã, o grupo se vale da biografia de um dos mais peculiares personagens brasileiros para dialogar com questões que permeiam a homofobia, o racismo e a homoafetividade. Com trilha sonora inédita, o espetáculo é entrecortado por textos ora poéticos, ora combativos, e traz à tona não apenas a biografia de Satã, mas dá visibilidade às pessoas invisíveis da sociedade que não se enquadram na heteronormatividade vigente.

Dirigido por João das Neves e Rodrigo Jerônimo, o espetáculo Madame Satã do Grupo dos Dez é o terceiro espetáculo do Grupo dedicado à pesquisa de linguagem acerca do teatro musical e suas possibilidades e tem dramaturgia assinada por Rodrigo Jerônimo e Marcos Fábio de Faria. Indicado ao Prêmio Aplauso Brasil 2018 como melhor espetáculo musical (SP); listado entre os melhores do ano de 2017 na Folha de São Paulo; ganhador do Prêmio Leda Maria Martins 2017, na categoria melhor espetáculo longa duração (MG); indicado melhor ator e melhor atriz no Prêmio Copasa-SINPARC (MG); Madame Satã tem sido apresentado em capitais brasileiras com grande sucesso de público e crítica.

 

Serviço 
Espetáculo "Madame Satã" - Grupo dos Dez

Data: 27 de novembro (terça-feira)
Horário:  18h
Local:  Auditório da Reitoria da UFMG
Não indicado para menores de 16 anos
Entrada gratuita