IPE

ACESSE O SITE

Instituto de Pesquisas em Educação

O objetivo do Instituto de Pesquisas em Educação – IPE é realizar pesquisas e estudos em educação que possam ser absorvidos pela própria classe de trabalhadores do setor e estudantes por meio de seus sindicatos e órgãos representativos.

O IPE nasceu da parceria entre a Apubh e o Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino Superior de Belo Horizonte – Sindifes/BH, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais -SindUTE, o Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina – Apufsc-Sindical, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Itajubá- ADUNIFEI, a Federação Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas- Fenet, a Associação Metropolitana de Estudantes Secundaristas de Belo Horizonte - Ames BH, a União Estadual dos Estudantes - UEE-MG, a União Nacional dos Estudantes – UNE, o Diretório Central dos Estudantes da Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), o Diretório Central dos Estudantes do Centro Universitário da UNA.

Com este conhecimento gerado pelos próprios trabalhadores do setor é a mola propulsora para uma educação de qualidade, com professores a serviço da promoção e acompanhamento da educação no Brasil assegurando qualidade e fortalecendo a categoria.

Mais sobre o IPE, acesse http://www.ipe-brasil.org.br/site/index.php

FESIDUAS

ACESSE O SITE

Federação de Sindicatos de Docentes Universitários da América do Sul

Nascida em Buenos Aires, a FESIDUAS tem como principal objetivo fomentar a aproximação dos docentes e pesquisadores universitários de suas entidades representativas em toda a América do Sul.

A FESIDUAS visa promover a troca de informações entre as entidades e a produção de conhecimento em prol de uma universidade pública e gratuita cujo o fortalecimento colabore na atração de ainda mais investimentos na educação junto a organismos internacionais e aos governos da América do Sul.

Esta aproximação fortalece a luta por condições de trabalho mais justas, reconhecimento de direitos da categoria e, principalmente, continuidade na condução da educação como agente de transformação econômica, política e social.

Mais sobre o FASIDUAS, acesse http://www.fesiduas.com.ar/

FRENTE PARLAMENTAR

Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Federais

A Frente Parlamentar de Valorização das Universidades Federais nasceu em 2013 com o forte intuito de reivindicar e acompanhar de perto o desenvolvimento das universidades públicas, defendendo e cuidando dos interesses das universidades federais, assim como dos seus professores, técnicos-administrativos e estudantes.

A idealização deste novo braço a serviço da comunidade acadêmica contou com a participação da APUBH e de deputados federais de Minas Gerais.