Qual o impacto da suspensão das bolsas da Capes por Bolsonaro?

Na Universidade Federal do Ceará, 61 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado foram cortadas; no Instituto de Biociência da USP, 38

O governo Jair Bolsonaro bloqueou as bolsas de mestrado e doutorado concedidas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Não foram divulgadas informações sobre o tamanho do corte, mas foram atingidos benefícios em cinco programas: DS (Demanda Social), Proex (Programa de Excelência Acadêmica), Prosuc (Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior), Prosup (Programa de Suporte à Pós Graduação de Instituições de Ensino Particulares) e PND (Programa Nacional de Pós Doutorado).

Na Universidade Federal do Ceará, o corte vai impactar 61 bolsas de pesquisa de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Segundo a instituição, as vagas que seriam destinadas a novos alunos aprovados nos programas foram retiradas do sistema. No instituto de Biociência da USP, 38 bolsas foram cortadas, 17 de mestrado, 19 de doutorado e duas de pós-doutorado, relativas a estudos nas áreas de botânica, ecologia, fisiologia, genética e zoologia.

A decisão pelo corte foi tomada no último dia 3, pela diretoria executiva da Capes, devido ao não pagamento dos recursos no mês de abril, sem qualquer comunicação com as instituições e pesquisadores.

A Capes distribui cerca de 200 mil bolsas de mestrado e de doutorado diretamente às instituições públicas e privadas que possuem cursos de pós-graduação stricto sensu avaliados pela agência e com nota igual ou superior a 3. As bolsas da Capes são institucionais, ou seja, são distribuídas às instituições de ensino superior (IES), que repassam aos alunos por meio de processo seletivo. É a Capes, no entanto, a responsável pelo pagamento da bolsa, feito via depósito diretamente na conta bancária do bolsista.

Estudantes do mestrado recebem 1.500 reais. Aos bolsistas de doutorado e pós-doutorado é pago, respectivamente, 2,200 reais e 4,100 reais.

A medida teve ampla repercussão nas redes sociais. Confira algumas reações:

 

1. Margarida Salomão, deputada federal pelo PT-MG

Margarida Salomão
 
?@JFMargarida
 
 

MAIS UM BALBÚRDIA DO DESGOVERNO BOLSONARO

A gestão Bolsonaro bloqueou nas últimas horas de forma generalizada bolsas de mestrado e doutorado oferecidas pela Capes q seriam destinadas a estudantes aprovados em processos seletivos concluídos ou em andamentohttps://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/05/gestao-bolsonaro-faz-corte-generalizado-em-bolsas-de-pesquisa-pelo-pais.shtml 

Gestão Bolsonaro faz corte generalizado em bolsas de pesquisa pelo país - 08/05/2019 - Educação -...

Medida atinge até alunos que já tinham sido aprovados; estudante chegou a mudar de estado

folha.uol.com.br
 
529 pessoas estão falando sobre isso
 

 

 
 
 
 

2. Marcelo Rubens Paiva, escritor e jornalista

Marcelo Rubens Paiva
 
?@marcelorubens
 
 

Imagine o Brasil daqui a 20 anos sem pesquisadores, ciências humanas, cinema, teatro, livros, cultura enfim... É o projeto de Nação do bolsonarismo. Todos com armas pelas ruas caçando, matando e tuitando https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/05/08/concessao-de-bolsas-de-mestrado-e-doutorado-pela-capes-sao-suspensas.ghtml 

Concessão de bolsas de mestrado e doutorado pela Capes são suspensas

Decisão impede que estudantes selecionados para novas pesquisas recebam bolsas que tinham verba já previstas em 2019.

g1.globo.com
 
2.373 pessoas estão falando sobre isso
 

 

3. Glauco Silva, professor, sociólogo e antropólogo

 
Glauco Silva@GlaucoS41843642
 
 

Bolsonaro corta Bolsas de mestrado e doutorado da capes em todas as áreas conhecimento em todas as universidades. Universidades, produção científica não são importantes para ele! Repito! Ou tiramos esse maluco do poder ou vamos ter um país rapidamente destruído e sem futuro!

 
245 pessoas estão falando sobre isso
 

 

4. Fernanda Melchionna, deputada federal PSOL-RS

Fernanda Melchionna
 
?@fernandapsol
 
 

Segundo a @folha, Bolsonaro acabou de bloquear recursos destinado ao pagamento de bolsas em mestrado e doutorado oferecido pela Capes de forma generalizada. A situação da educação brasileira pode chegar a um nível insustentável! Dia 15 será o dia de dar nosso recado nas ruas!

 
383 pessoas estão falando sobre isso
 

 

 

5. Glauber Braga, deputado federal PSOL-RJ

Glauber Braga
 
?@Glauber_Braga
 
 

Bolsonaro faz o libera geral das armas e demonstra todo o seu ódio à educação. Todo dia, uma notícia. Hoje, liberação de porte de arma até para os 56810 vereadores do país. No mesmo dia, o governo bloqueia de forma generalizada bolsas de mestrado e doutorado da Capes. Absurdo!

 
898 pessoas estão falando sobre isso
 

 

6. Randolfe Rodrigues, senador pela Rede

Randolfe Rodrigues
 
?@randolfeap
 
 

Segue o projeto de destruição da educação empreendido por Bolsonaro: depois de cortar 30% do orçamento das universidades, agora a Capes anuncia o fim da concessão de bolsas de mestrado e doutorado que já estavam com as verbas liberadas! https://glo.bo/2H8X1C2 

Concessão de bolsas de mestrado e doutorado pela Capes são suspensas

Decisão impede que estudantes selecionados para novas pesquisas recebam bolsas que tinham verba já previstas em 2019.

g1.globo.com
 
170 pessoas estão falando sobre isso

 

 

Fonte: Carta Capital.

post anterior próximo post Voltar para listagem