Previdência: prazo para adesão termina em fevereiro de 2015

Professores deverão tomar a decisão sobre a aposentadoria até o início de fevereiro.

Caros colegas professores.

Temos um prazo próximo, dia 04/02/2015, em que muitos de nós deverão individualmente tomar uma importantíssima decisão sobre a aposentadoria, que poderá afetar muito seu futuro.
As diversas mudanças nos últimos anos (1998, 2003 e 2012) na legislação sobre a previdência dos servidores públicos instituíram – dentre os que ainda não se aposentaram – pelo menos três situações entre os docentes:
(a) Os que ingressaram até o final do ano de 2003: provavelmente terão aposentadoria integral e paritária;
(b) Os que ingressaram entre janeiro de 2004 e 03/02/2013: já perderam o direito à aposentadoria integral e paritária e terão seus proventos de aposentadoria calculados de acordo com uma média dos 80% maiores salários;
(c) Os que ingressaram a partir de 04/02/2013: terão seus proventos de aposentadoria limitados a um teto que hoje equivale a R$ 4390,24.

Os docentes nas três situações acima podem facultativamente aderir ao FUNPRESP-Exe (Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Executivo), mas a decisão sobre aderir ou não é individual e complexa. As vantagens e desvantagens de tal adesão são bastante variáveis entre as três situações acima elencadas.

Para os docentes nas situações (a) e (b) a decisão de aderir ou não ao FUNPRESP-Exe deverá ser tomada – de forma irrevogável e irretratável – até a data de 4 de fevereiro de 2015. Com a proximidade desta data, a Apubh o(a) convida, seja você filiado à Apubh ou não, a participar da Vida Docente: Previdência e Carreira, um grande evento de esclarecimento que será realizado entre os dias 11 e 13 de novembro próximos em Belo Horizonte e em 19 e 21/11 próximos em Montes Claros. Além dos esclarecimentos de ordem geral durante o evento, a Apubh irá contratar um atuário especialista em previdência para prestar consultoria individual gratuita a cada docente afiliado para orientá-lo quanto a essa importante decisão.

Também no evento Vida Docente a Apubh irá esclarecer a todos os interessados as questões sobre passado, presente e futuro das carreiras dos docentes federais. Em particular, irá esclarecer sobre as mudanças recentes da carreira, ocorridas ao final de 2012 e iniciar a discussão sobre as próximas mudanças da carreira.
Nós, diretores da Apubh, estaremos especialmente disponíveis durante os dias do evento Vida Docente para conversar com você sobre as questões das mudanças da previdência e da carreira, ou sobre outros assuntos que porventura apareçam. Teremos também eventos culturais durante a semana, de maneira a propiciar um ambiente descontraído e agradável para nosso encontro.

Se você não é afiliado à Apubh, teremos muito prazer em recebê-lo para que conheça os serviços prestados pelo sindicato. Se você já é afiliado, venha também, nossa alegria em serví-lo é sempre grande.

Atenciosamente,


A Diretoria da Apubh

post anterior próximo post Voltar para listagem