Interconexão Brasil – Praça da Estação: história e memória

143ª entrevista do INTERCONEXÃO BRASIL na BH NEWS Canal 9 da NET e 29 UHF, sob patrocínio da APUBH.

 

TEMA: Praça da Estação: história e memória   

 

CONVIDADO: Flávio de Lemos Carsalade, professor da UFMG

 

APRESENTAÇÃO: Domingos Giroletti, cientista político.

 

SINOPSE:

No início da construção da nova capital, a cidade de Minas como foi chamada, só tinha uma única via de acesso que era o ramal ferroviário que a ligava à central do Brasil em Sabará. A praça da Estação era terminal ferroviário. Por isto, ela tornou-se o primeiro centro comercial e industrial de belo horizonte. Todos os alimentos, matérias-primas e mercadorias, que se destinavam à capital, chegavam por ferrovia. Posteriormente, o centro industrial foi deslocado para o bairro barro preto. Em 1941, foi criada a cidade industrial de contagem para ser o grande pólo fabril da RMBH.  Somente ao longo do século xx foi construído um sistema rodoviário que conectava a capital às demais regiões de Minas Gerais. No programa de hoje vamos fazer uma  reconstrução histórica da praça da estação, dando ênfase à sua evolução arquitetônica e aos  diversos usos sociais, políticos e culturais desse espaço público. A entrevista tem por base o livro – estação em movimento, a história da praça da estação em Belo Horizonte.

 

Modalidades e horários de exibição: SEGUNDA E QUARTA: 07h30min e 21hs e SEXTA: 07h30min e 22hs; TERÇA: 08h30min – QUINTA: 01h30min e 08h30min; SÁBADO: 04h30min, 07h30min e 18h30min; e DOMINGO: 04h30min, 07h30min e 18h30min.

INTERNET:  http://www.bhnews.tv.br/nos horários mencionados.

Entrevistas já exibidas no: Youtube – vídeos – Interconexão Brasil. Para outras  informações: http://tinyurl.com/interconexaobrasil.