Notícias

Interconexão Brasil – Mineiridade: mito, ideologia ou realidade?

A edição do Programa INTERCONEXÃO BRASIL desta quarta-feira  (30/05/2018) aborda o tema “Mineiridade: mito, ideologia ou realidade?” e recebe o convidado João Paulo Cunha, jornalista. Apresentado por Domingos Giroletti, cientista político, o programa é exibido na BH NEWS (Canal 14 da NET), sob patrocínio da APUBH.

Confira a sinopse do programa:

Minas teve e tem um papel central na construção do Brasil. No primeiro século do Brasil  colonial, as ligações comerciais das várias regiões eram feitas diretamente com Portugal.  A exploração do ouro e dos diamantes a partir de 1700 criou, pela primeira vez no país, um mercado interno, integrando  as economias das várias regiões brasileiras: o nordeste, o sudeste e o sul. Minas foi também a expressão mais acabada do domínio colonial português caracterizado pela literatura sociológica como “colônia de exploração” em oposição às “colônias de povoamento”. Minas destacou-se, ainda, pelo seu caráter libertário,  expresso pela luta dos Inconfidentes pela independência do Brasil. Tiradentes tornou-se o herói nacional e o símbolo do Brasil moderno e republicano, ao lutar pela libertação do país do domínio colonial. A mineiridade, como visão de mundo, expressa essas diversas contradições presentes na construção da identidade mineira e do povo brasileiro. Pensar a mineiridade em sua complexidade será o objeto desse programa.

Modalidades e horários de visualização: BHNEWS, canal 14 da NET:

A)   Programa Inédito: quarta-feira, 21hs.

B)   Reapresentações: segunda-feira: 07h30 e 21h; terça-feira: 8h30; quarta-feira:7h30; Quinta -feira: 01h30 e 08h30; sexta-feira: 7h30 e 21h;  sábado: 04h30, 07h30 e 18h30; e domingo: 04h30, 07h30 e 18h30.

C)      PELA INTERNET: http://www.bhnews.tv.br/  nos horários mencionados.

D)      PELO YOUTUBE: as entrevistas já exibidas podem ser vistas  no Youtube  – vídeos – Interconexão Brasil, em carácter permanente.