Notícias

Começa nesta quinta, 24 de maio, o CONAPE 2018

Começa nesta quinta-feira, em Belo Horizonte, a etapa nacional da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE). Realizada pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), a CONAPE 2018 reúne diversas entidades da área de educação e movimentos sociais para construir, monitorar e avaliar as políticas de educação pública, especialmente em relação ao Plano Nacional de Educação (PNE). A Conferência acontece nos dias 24, 25 e 26 de maio, no Expominas (Av. Amazonas, 6.200 – Gameleira).

De acordo com o FNPE, “a Conferência Nacional Popular de Educação é uma convocação à retomada da democracia no país e das vozes da sociedade civil organizada por meio dos movimentos sociais e das entidades educacionais; uma reafirmação do compromisso com uma educação verdadeiramente transformadora”.

A UFMG terá participação especial na CONAPE. A Universidade sediará sessões de apresentação de trabalhos na modalidade Comunicação Oral, com o tema “Implementar os Planos de Educação é defender uma educação pública de qualidade social, gratuita, laica e emancipadora”. As sessões acontecem no dia 25 de maio, a partir das 8h, no prédio da FAFICH, no campus Pampulha da UFMG.

 

Programação

24 de maio

A partir das 14h, haverá uma concentração em local estratégico e em seguida uma marcha por algumas ruas da cidade, que redundará em um grande ato oficial de abertura, com milhares de presentes. Para tanto, a Prefeitura de Belo Horizonte tem se colocado como importante parceira no sentido de viabilizar as condições objetivas de logística e segurança para as atividades.

25 de maio

Entre 8h e 12h, diversos pontos da cidade e a Expominas, abraçarão diversas atividades propostas pelas entidades e parceiros estratégicos do campo educacional. Serão apresentações culturais, exposições, mostras, debates, palestras, mesas, painéis, plenárias e reuniões, apresentações e comunicações acadêmicas, entre outras atividades, que transformarão Belo Horizonte em uma capital dedicada à educação.

26 de maio

Entre 9h e 14h, haverá a grande plenária da CONAPE que deliberará sobre o documento final, eventuais moções e, ainda, sobre o Manifesto da I CONAPE.

 

Acesse a programação completa, através do link abaixo.

 

Com informações do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE).