Apubh participa da Audiência Pública “Memória e Resistência”

Audiência discutiu a criação de comissão para apurar as violações de Direitos Humanos ocorridas em Belo Horizonte, durante a ditadura

A professora Rosângela Carrusca, vice-secretária-geral da Apubh, representou o Sindicato na Audiência Pública “Memória e Resistência”, realizada pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, na noite da última quarta-feira (06/06). A audiência discutiu a criação da Comissão Municipal de Verdade e Memória Edgar de Godói da Mata, que tem o objetivo apurar as violações de Direitos Humanos que aconteceram em Belo Horizonte, durante a ditadura militar.

A data foi escolhida em homenagem aos estudantes impedidos de realizar o 3º Encontro Nacional de Estudantes (ENE), que ocorreria na UFMG, em 1977. Este episódio, que completa 40 anos, é um dos casos a serem apurados pela comissão.

O evento teve depoimentos de pessoas que estavam presentes na época do ENE e de autoridades. Um dos depoimentos foi dado pelo reitor da UFMG, professor Jaime Arturo Ramírez, que era o presidente do DCE da Universidade a época. Também participaram do evento a professora Leonor Gonçalves, Pró-Reitora Adjunta de Recursos Humanos (PRORH), e a coordenadora da Comissão da Verdade Minas Gerais (COVEMG).

No encerramento da audiência, foi aprovada uma moção exigindo da CMBH a aprovação de criação da Comissão. O encaminhamento ficará na responsabilidade do vereador Gilson Reis (PCdoB).

post anterior próximo post Voltar para listagem