Acontece no APUBH

Relato da Reunião do Observatório do Conhecimento

APUBH integrou o encontro em Brasília, nos dias 02 e 03 de julho de 2019

O APUBH participou de mais uma reunião do Observatório do Conhecimento, que ocorreu em Brasília, nos dias 01 e 02 de julho. Estiveram presentes representantes do APUBH, ADUFRJ, ADUNICAMP, ADUFG, APUB, ADUFEP, ADUFABC, ADUNB, além da APUFSC que participou por videoconferência.

Nos informes, os professores relataram a situação atual de suas instituições, no que concerne os cortes orçamentários. As situações relatadas são muito semelhantes em todas as Instituições. A falta de verbas representa um corte imediato, sem acesso aos recursos previstos no orçamento, o que significa a impossibilidade de realizar empenhos e cumprir os compromissos assumidos com fornecedores. Mas o pior de tudo é que a falta de recursos tem repercutido na demissão de funcionários terceirizados, o que é gravíssimo para o pleno funcionamento das Universidades e pior ainda em um momento de crise econômica e social. Foi relatado que a UFBA já anunciou mudanças em seu horário de funcionamento, que passará a ser de 7:30h às 13:30h, durante o recesso de julho. Na UNB, o problema orçamentário já afetou o preço do Restaurante Universitário.

Os colegas ainda relataram a repercussão das mobilizações, considerando-as importantíssimas. Os comentários foram de que o sucesso das manifestações se deu em função da forte pauta envolvendo a educação, e a importante atuação dos sindicatos e associações de professores nas mobilizações.

Após intensas conversas e trocas de informações, o observatório discutiu suas próximas ações.

Decidiu-se pela elaboração de seminários no congresso nacional a cerca de importantes temas de interesse das Universidades Públicas, como: orçamento federal (LDO e LOA); programas de acesso `as universidades (cotas e ENEM); Pesquisa e Inovação (CAPES, CNPq); Papel das Universidades públicas na formação profissional, as novas profissões e as profissões do futuro.

Neste sentido, participamos de uma reunião com assessores parlamentares da Frente Parlamentar Pela Valorização da Universidades Públicas, no Congresso Nacional, para acertarmos o escopo dos seminários, bem como definir as datas. Decidiu-se pela realização dos seminários em dois dias consecutivos, no mês de agosto, com profissionais renomados e especialistas nos assuntos. Em breve, serão disponibilizadas as datas.

Ainda na terça-feira, o Observatório do Conhecimento realizou um ato junto ao Ministério da Educação, para a entrega de uma carta e um troféu ao ministro da educação. A carta descreve o descaso e absurdos desta administração, no trato às instituições públicas e o troféu representa os cortes orçamentários para as Universidades, sendo este ministro, o campeão neste quesito.

O evento foi amplamente relatado nas principais mídias e mais informações podem ser acessadas em: https://bit.ly/2Xktryr