Acontece no APUBH

Nova diretoria da APUBH toma posse

A nova diretoria (Diretoria Executiva, Setorial, Conselhos Fiscal e de Representantes) do Sindicato dos Professores de Universidades de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco – APUBH tomou posse ontem, 29/05, em cerimônia realizada no auditório da sede do sindicato.  Eleita com 678 votos, a Chapa “PARTICIPA APUBH – dialogar, resistir e criar” fará a gestão da APUBH no biênio 2018-2020, a partir do dia 1º de junho.

Na abertura da cerimônia, o professor Dalton Rocha Pereira, atual presidente do sindicato, agradeceu a comunidade de professores da universidade pelo apoio recebido nos dois anos de mandato (gestão 2016 -2018). “Por força do destino, nos últimos 5 meses, a gente teve que ficar a frente do sindicato, foi um caminho árduo, espinhoso. Perdemos alguns companheiros de muita significância no movimento dos professores nesse período”, referindo-se ao falecimento dos professores Dalmir Francisco e Elias Antônio Jorge. Ambos os professores foram importantes companheiros de luta no movimento docente e na defesa da universidade pública e de qualidade. 

Pereira fez também um agradecimento aos colegas de diretoria e aos funcionários do sindicato. “Agradeço, em especial, aos meus colegas de diretoria, fica o meu abraço, o meu agradecimento e a toda equipe de funcionários que caminhou conosco nestes dois anos que eu estou na diretoria. Meu primeiro mandato na diretoria. Jamais imaginei, no começo da caminhada, que estaria encerrando como presidente, por obra deste destino. Hoje já dei um abraço especial de agradecimento a cada um dos colaboradores do sindicato, porque como eu resido em Montes Claros fica a 450km, eles me deram suporte suficiente pra gente conduzir nestes 5 meses a presidência do Sindicato. Fica mais uma vez com esse público presente, o meu muito obrigado a todos, em especial, a essas pessoas que eu citei aqui”.

Dando prosseguimento à solenidade, Dalton convidou a presidenta eleita, professora Maria Stella Brandão Goulart para assinar o termo de posse e dar continuidade ao rito. Em seu discurso de posse, a nova presidenta da APUBH cumprimentou “os colegas que compuseram as diretorias da APUBH nestes últimos 40 anos e suas equipes técnicas que se comprometeram na edificação da história de luta do nosso sindicato e o faço, carinhosamente, através da nossa colega, Dirlene”.

A nova presidente saudou Cristina Del Papa, coordenadora-geral do Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino – SINDIFES, pois representa as “demais colegas sindicalistas com as quais tanto aprendemos nesta caminhada”, destacando também a presença e apoio de Beatriz Cerqueira, presidente da CUT-MG. Em seu discurso, Stella ressaltou o mérito dos professores que não puderam compor a chapa, mas que se dedicaram ao processo eleitoral. Agradeceu ainda aos docentes que “emprestaram a sua notória imagem e estímulo ao longo da campanha eleitoral”, destacou. E completou ressaltando a colaboração dos estudantes e dos servidores técnico-administrativos que ajudaram durante todo o processo.

“O Sindicato, a APUBH sob nova direção renovadora, enfrentará muitos desafios internos e externos, a partir do dia 1º de junho de 2018, quando efetivamente ocuparemos a APUBH. De certa forma, não se trata de tomar posse, não há nada a ser possuído e sim a ser compartilhado. Em nome das Diretorias Executiva e Setoriais, do Conselho Consultivo e dos representantes de unidades, os quais têm a honra de constituir essa ocupação compartilhada, agradeço abrindo simbolicamente as portas dessa entidade para uma gestão colegiada, tanto para colegas que confiaram e confiam em nossa potência política, quanto para aqueles que ainda não nos conhecem, ou seja, para todas e todos que integram as Universidades Federais Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco. Confiem e filiem-se”, finalizou a presidenta da APUBH.  

 

Presenças

A solenidade de posse contou com a presença de autoridades e representantes de segmentos diversos. Estiverem presentes a coordenadora-geral do Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino – SINDIFES, Cristina Del Papa, o diretor da Escola de Engenharia da UFMG, professor Cícero Murta Diniz Starling, o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da UFMG, professor Tarcísio Mauro Vago, a presidenta da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais – CUT MG, professora Beatriz Cerqueira, ex-ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos no Brasil e professora da UFMG, Nilma Lino Gomes. Compareceram também as representantes do Escritório Geraldo Marcos Advogados, as advogadas Flávia Mesquita e Thaíssa Fonseca; o professor Domingos Girolleti, do Programa Interconexão Brasil (patrocinado pela APUBH); o corretor de seguros Alceu Luis Sartori; representante da Power Tecnologia, Cássio de Souza.

 

Composição da nova direção da APUBH gestão 2018 – 2020

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: Maria Stella Brandão Goulart (FAFICH)

1º Vice-Presidente: Maria Rosaria Barbato/Marisa (DIREITO)

2º Vice-Presidente: Helder de Figueiredo e Paula (COLTEC)

1º Secretário: Sebastião José Nascimento de Pádua (ICEX)

2º Secretário: Unaí Tupinambás (MEDICINA)

Diretor de Finanças: Bernardo Jefferson de Oliveira (FAE)

Vice Diretor de Finanças: Deise Luiza da Silva Ferraz (FACE)

1º Suplente: Verona Campos Segantini (EBA)

2º Suplente: Ricardo Gonçalves (ICB)

 DIRETORIA SETORIAL

Diretoria Saúde e Qualidade de Vida: Alzira de Oliveira Jorge (MEDICINA), Eli Iola Gurgel Andrade (MEDICINA), Marcos Azeredo Furquim Werneck (ODONTOLOGIA), Maria Imaculada de Fátima Freitas/Peninha (ENFERMAGEM) e Solange Cervinho Bicalho Godoy (ENFERMAGEM).

Diretoria Ciência e Tecnologia: Ana Maria Caetano de Faria (ICB), Almir Rogério Pepato (ICB), Tatiani Uceli Maioli (ENFERMAGEM), Francisco de Paula Antunes Lima (ENGENHARIA) e Claudio Scliar (IGC).

Diretoria de Ações Coletivas e Movimentos Sociais: Analise de Jesus da Silva (FAE), Leonardo Avritzer (FAFICH), Paulo Henrique de Queiroz Nogueira (FAE) e Geraldo Luiz Moreira Guedes (MEDICINA).

Diretoria de Direitos Humanos, Relações Étnico Raciais, Gênero e Sexualidade: Eliezer Raimundo de Souza Costa (COLTEC), Flávia Bulegon Pilecco (MEDICINA), Maria Guiomar da Cunha Frota (ECI) e Pedro Augusto Gravatá Nicoli (DIREITO).

Diretoria de Ações Sindicais e Carreiras Docentes: Ana Elisa Cruz Corrêa (COLTEC), Denise Alves Araújo (CP), Inês Assunção de Castro Teixeira (FAE) e Mario Marcos Sampaio Rodarte (FACE).

Diretoria de Arte e Cultura: Adolfo Enrique Cifuentes (EBA), Marcos Vinícius Bortolus (EGENHARIA), Maria Luiza Grossi Araújo (IGC), Renata Pereira Lima Aspis (FAE), Sara Del Carmen Rojo de La Rosa (FALE) e Rubens Alves da Silva (ECI).

 CONSELHO FISCAL

PRESIDENTE: Nivaldo Lúcio Speziali (ICEX)

VICE-PRESIDENTE: Maria Cristina Soares de Gouvêa (FAE)

SECRETÁRIO: Juarez Rocha Guimarães (FAFICH)

SUPLENTE: Mariana de Oliveira Lacerda (IGC)

SUPLENTE: Helton José dos Reis (ICB)

 

CONSELHO DE REPRESENTANTES:

Yacy-Ara Froner Gonçalves; Marly Nogueira, Luiz Guilherme Knauer; Elisa Maria Amorim Vieira;Ana Palma;Tânia Lúcia Hiroschi; Meily Assbú Linhales; Ana Maria Simões Coelho; Dan Avritzer; Valéria Ruiz de Souza; Luciene Bruno Vieira; MarceloMaciel Ramos,José Luiz Borges Horta; Sidney Pereira; Marilda Teixeira Mendes; Neide Judith F. Oliveira; Cláudia Regina Vieira.