Acontece no APUBH

Nova diretoria da APUBH realiza reunião com docentes do ICA/UFMG

Os professores Maria Rosaria Barbato, Helder de Figueiredo e Rubens Silva, respectivamente, 1ª  e  2º vice-presidentes e diretor de Arte e Cultura da APUBH realizaram reunião com os docentes do Instituto de Ciências Agrárias – ICA/UFMG, no último dia 22 de junho. Em pauta estavam a apresentação da nova diretoria – Gestão 2018-2020, os informes das atividades já realizadas na Gestão 2018-2020 e a escuta das demandas dos professores para atuação sindical da APUBH. 

A concepção e o papel do sindicato, sua linha de atuação e uma breve descrição das lutas sindicais foram expostos durante a apresentação da nova diretoria e de suas propostas de atuação. Os diretores falaram também sobre os trabalhos já desenvolvidos pela nova gestão, destacando as agendas de trabalho.

Houve uma boa acolhida dos docentes à nova gestão. Os filiados presentes à reunião também demandaram atividades de formação política, a fim de aproximar as professoras e os professores do sindicato, bem como aprofundar e compartilhar a compreensão da atual conjuntura e os desafios que ela apresenta para nossa categoria.

Os diretores falaram sobre a proposta de direção colegiada e horizontalidade defendidas pela nova diretoria, ressaltando o desejo de escutar e de realizar um trabalho conjunto com a categoria na defesa dos direitos e dos interesses dos docentes. A redução da mensalidade, a necessidade de pagamento complementar para acesso ao atendimento jurídico e a falta de acesso a atividades feitas em BH por parte distância em relação às sedes da UFMG e da APUBH foram pontos levantados pelas e pelos docentes do ICA/UFMG que estiveram presentes na reunião.    

Sobre a mensalidade, Maria Rosaria explicou que essa é uma preocupação também da diretoria, pois, afinal, todos são também professores e pagam mensalidade. Porém, ela afirmou que a diretoria está analisando a estrutura administrativo-financeira do Sindicato para verificar a possibilidade de reduzir a mensalidade, mas prejuízo para o fortalecimento da entidade. Por fim, ponderou que essa redução deverá contemplar uma campanha para aumento das filiações e uma redução dos custos operacionais devendo, ainda, ser aprovada em assembleia.

Hélder e Maria Rosária enfatizaram a intenção da nova gestão de se fazer presente no ICA/UFMG e incentivaram os docentes a se envolverem nas ações do sindicato, principalmente, por meio das diretorias setoriais, seja através da apresentação de demandas ou da participação nas atividades propostas.  

Os docentes do ICA solicitaram ainda a permanente inclusão de Montes Claros na pauta de trabalho do sindicato, tanto para a luta por direitos e melhores condições de trabalho como para a promoção de atividades culturais. Ao término da reunião, os diretores ressaltaram o compromisso da nova gestão com os filiados ao Sindicato e reforçaram a importância da sua participação ativa nas lutas e ações encampadas pela APUBH.

 

PEP – Ponto de Encontro do Professor

Os diretores da APUBH visitaram o novo espaço de convivência dos professores do ICA/UFMG e reiteraram o compromisso assumido pela gestão anterior de finalizar as obras de reforma do local. Iniciada em Abril de 2018, a reforma está na fase de finalização.

O espaço poderá ser utilizado para descanso, reuniões e confraternização dos docentes de Montes Claros. A ideia é utilizá-lo para realização de atividades culturais. No encontro, foi apresentada, inclusive, a proposta de criação de um coral para o qual foi solicitado um pedido de apoio para compra de um teclado, orçado em torno de mil e quinhentos reais.

 

Festa Junina

No encerramento da visita, Maria Rosária, Hélder e Rubens prestigiaram a Festa Junina do  ICA/UFMG, que foi realizada com o apoio da APUBH.