Acontece no APUBH

Nota pública em apoio ao Museu Nacional e em defesa do Patrimônio cultural universitário

NOTA PÚBLICA EM APOIO AO MUSEU NACIONAL E EM DEFESA DO PATRIMÔNIO CULTURAL UNIVERSITÁRIO

 

Os docentes, pesquisadores e servidores da UFMG abaixo representados solidarizam-se com a equipe do Museu Nacional diante da tragédia que dizimou o nosso patrimônio cultural e científico no último domingo (2/9).

Ressaltamos a importância do Museu Nacional para a Museologia e para a ciência brasileira e mundial, bem como para o desenvolvimento científico, nas mais diversas áreas do conhecimento.

A comunidade acadêmica da UFMG lamenta profundamente o ocorrido e reafirma sua convicção de que a destruição de um patrimônio insubstituível impacta grandemente todos que se dedicam à produção do conhecimento e à educação pública.

Sublinhamos que a tragédia do Museu Nacional decorre de um processo de precarização da educação e da cultura no país. Os museus não recebem investimentos suficientes para sua manutenção e garantia de suas funções primeiras.Do mesmo modo, os cursos que formam profissionais que atuam no campo do patrimônio são afetados pelo corte de verbas para as universidades públicas.

Não obstante o reconhecimento internacional às pesquisas produzidas pelas universidades públicas e museus universitários, esse conhecimento não tem tido rebatimento nas instituições museais,que permanecem à espera de políticas públicas específicas que garantam a sua própria existência.

Trata-se, portanto, de uma tragédia há muito anunciada. Diversas instituições culturais do país se encontram em situação análoga à do Museu Nacional, correndo grande risco. Destacamos as muitas instituições culturais universitárias, que hoje abrigam inestimável patrimônio,fonte de memória e geração de novos conhecimentos científicos.

Conclamamos os professores, profissionais, pesquisadores e discentes a reunirem esforços para promover mudanças em nossas políticas culturais e educacionais – movimento que contará com nossas veementes contribuições.

  

Centro de Estudos Mineiros, FAFICH

Coordenadoria de Acervos Artísticos da UFMG

Colegiado de Arquivologia

Colegiado de Biblioteconomia

Colegiado de História

Colegiado de Museologia

Diretoria de Ação Cultural da UFMG

Escola de Ciência da Informação

Linha Educação, Museus e Divulgação Científica, Mestrado Profissional em Educação, FAE

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, ECI

Programa de Pós-Graduação em História, FAFICH

Programa de Pós-Graduação Gestão & Organização do Conhecimento, ECI

Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG

Scientia – Grupo de Teoria e História da Ciência, FAFICH

Setor de Obras Raras e Coleções Especiais da UFMG

Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes