Acontece no APUBH

Nota de Falecimento: professor Elias Antônio Jorge

Com imensa tristeza, comunicamos o falecimento do nosso estimado amigo professor do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Ciências Exatas da UFMG, Elias Antônio Jorge na tarde desta sexta-feira, 11 de maio.

O nome de Elias Antônio Jorge se mistura ao da própria história deste sindicato e também da UFMG. É uma figura emblemática nas trincheiras de luta em defesa dos direitos dos professores da UFMG e da Universidade brasileira. Elias lutava e lutou até o fim pelo reconhecimento da relevância da categoria docente como agente de formação, desenvolvimento e promoção da população brasileira, da ciência, da educação e da tecnologia de uma nação.

Elias foi um dos fundadores da APUBH no final da década de 70 e presidente por duas vezes da entidade (Gestões 87 a 89 e 89-91). Teve participação ativa na Comissão Nacional de Negociação Salarial nas greves de 1987, 1989 e 1991. Após a greve de 87 foi nomeado representante do Magistério Superior na comissão que negociou com o Ministério da Educação – MEC a elaboração do Plano Único de Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos – PUCRCE. Atuou também nos anos de 1989/1990 nas negociações que originaram a Lei n° 8.112/90 – Regime Jurídico Único (estatutário) – RJU.

A aposentadoria não o afastou da luta docente e Elias permaneceu atuando ativamente no movimento sindical docente liderando greves e negociações nos anos 2000. Nos últimos anos, apesar da saúde delicada, encabeçou junto ao Sindicato a criação do Comitê Permanente Preventivo de Abusos Salariais –CPPAS – APUBH/UFMG atuando incansavelmente em defesa dos direitos dos professores aposentados.

Perdemos hoje um colega de profissão, um amigo, um companheiro de luta, uma pessoa ímpar e nosso mestre na liderança e condução do movimento sindical mineiro e brasileiro. Elias, a você, o nosso muito obrigado! Vá em paz, grande amigo! Que possamos sempre nos espelhar em você e em suas atitudes para seguir batalhando pela educação brasileira, pela universidade pública, gratuita, de qualidade e pelos professores.

O velório do professor Elias Antônio Jorge será amanhã, a partir das 14h, no Parque Renascer Cemitério e Crematório (Via Manoel Jacinto Coelho Júnior, 1800
Chácara Boa Vista – Contagem), velório 4. A cerimônia de Cremação ocorrerá às 17h30.

 

Diretoria da APUBH