Acontece no APUBH

NOTA DA DIRETORIA DA APUBH: DEMOCRACIA, SIM!

NOTA DA DIRETORIA APUBH: DEMOCRACIA, SIM!

A Diretoria da APUBH – Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco vem a público manifestar sua posição de defesa intransigente da democracia, dos direitos humanos, da dignidade humana e dos princípios que possibilitam a existência de uma sociedade democrática e plural. Repudiamos qualquer manifestação de culto à violência, de defesa da tortura e de torturadores, de agressão às diversidades – as mulheres, os negros, comunidade LGBT+, indígenas, pessoas com deficiência e outras.

Conclamamos todas e todos a participarem da manifestação organizada por movimentos de mulheres, das mais diferentes posições partidárias, no dia 29 de setembro, em diversas cidades do país e do mundo.

O processo de redemocratização do Brasil é uma conquista ainda em construção, a partir de 1984, após 25 anos de uma nefasta ditadura civil militar. Temos buscado construir um país caracterizado por uma sociedade civil diversa e múltipla, em que grupos historicamente excluídos organizam-se coletivamente em movimentos sociais para fazer valer sua voz e sua potência. Compreendemos o processo democrático como dissenso e polifonia, ou seja, como coexistência nas diferenças e possibilidade de pluralidade de vozes, em busca da garantia dos direitos de todos e todas, sem exceção, à vida digna, à livre expressão, às possibilidades de escolher seus modos de vida. Não podemos tolerar o cerceamento desses direitos por discursos autoritários, quaisquer que sejam.

Temos assistido atônitos à veiculação de discursos fundados no ódio, em defesa da violência e aniquilação do outro, no mais absoluto desrespeito às diversidades discursos que aludem à volta de uma ditadura militar, num ataque direto às instituições democráticas, e direitos arduamente conquistados. Não podemos e não vamos tolerar.

Não podemos e não vamos compactuar, nos calando.

Manifestamos com veemência nosso repúdio a esses movimentos retrógrados que ameaçam nossa condição de seres humanos livres, racionais, éticos e sociais.

Contamos com a presença de todas e todos, no dia 29 de setembro, sábado, na Praça Sete de Belo Horizonte, às 15 h, em defesa da ética, da democracia, dos direitos humanos, da dignidade: #eleNÃO! #eleNUNCA!!!

A DIRETORIA DA  APUBH É PARTE DESTA LUTA! RESISTIR!

POR UMA POLÍTICA FUNDADA NA ÉTICA, NA DEMOCRACIA E NO RECONHECIMENTO!

 

DIRETORIA DA APUBH