“Não vai haver cortes de bolsas”, garante diretora do CNPq

Afirmativa foi feita em palestra sobre recursos do CNPq,promovida pela APUBH

Professores, pesquisadores e estudantes participaram da palestra "Desafios e possibilidades do fomento à Pesquisa e o papel do CNPq no contexto atual", ministrada pela Dra. Adriana Maria Tonini, diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do CNPq, na sexta-feira (11/08), no Auditório Principal da Escola de Engenharia, no Campus Pampulha da UFMG. O evento foi promovido pela Apubh, com o objetivo de esclarecer como o contingenciamento de gastos, promovido pelo Governo Federal, afeta o órgão e, conseqüentemente, o setor de pesquisa do país.

 “Tem algum bolsista aqui? Vocês estão preocupados, não é? Podem ficar tranqüilos: não vai haver cortes de bolsas. Esse é o principal que precisa ser dito”, esclareceu a palestrante. De acordo com ela, a política de controle de gastos afetou todos os ministérios, o que causou impacto no CNPq, que é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Contudo, ainda segundo a professora, a diretoria do órgão trabalha para adequar as suas finanças, de modo a não prejudicar as bolsas em vigor. “Nós fizemos ajustes, mas cortes eu posso garantir que não”.

Tonini explicou que o planejamento do CNPq vem sendo feito em períodos de curta duração, aliando as condições financeiras do período. Sobre as negociações, ela chamou atenção para o trabalho realizado pelo presidente do CNPq, Mario Neto Borges, e pelas sociedades científicas de todo o país, que vem se mobilizando e lutando pelo setor de pesquisas.

O presidente da Apubh, professor Carlos Barreira Martinez, finalizou o encontro agradecendo a participação da palestrante e de todos os presentes.  Ele reforçou a importância de momentos como esse, que garantem informações seguras para um tema fundamental para a comunidade acadêmica. Referindo-se especialmente para os pesquisadores e estudantes presentes, o professor pontuou a importância do setor para o Brasil: “Vocês são o futuro”.

galeria de imagens

post anterior próximo post Voltar para listagem