Interconexão Brasil - História da Arte e Modernidade em Minas

Estreia amanhã, 03/06/2015 às 21h a 99ª entrevista do INTERCONEXÃO BRASIL na BH NEWS Canal 9 da NET e 29 UHF, sob patrocínio da APUBH.

 

Tema: História da Arte e Modernidade em Minas  

 

Convidado: Ricardo Giannetti, escritor

 

Produção e apresentação: Domingos Giroletti, cientista político.

 

 Sinopse: Com a abolição da escravatura em 1888 e a Proclamação da República em 1889, a elite mineira vivia um grande dilema: superar, por um lado, seu passado colonial que ainda era muito forte e, por outro, aprofundar a luta pela modernidade.

Com a libertação, a economia mineira entrou em crise porque seu sistema produtivo era baseado no trabalho escravizado. Sua economia perdia substância porque ainda se mantinha polarizada para fora. Não mais com relação à metrópole, mas pela dependência com o Rio de Janeiro e São Paulo, principais portos exportadores e importadores e centros mais industrializados.

A mudança da capital de ouro preto para Belo Horizonte foi pensada como um novo momento e parte de uma nova estratégia de progresso e de modernização do estado que os novos tempos republicanos anunciavam. A discussão desse dilema - ruptura com o passado colonial e retomada da modernidade perdida - e do novo livro – ensaios para uma história da arte de Minas Gerais no século XIX - será objeto de análise deste programa.

 

Horários de exibição: segunda, quarta e sexta: 07h30min e 21h.   terça: 08h30min - quinta: 01h30min e 08h30min – sábado: 04h30min, 07h30min e 18h30min - domingo: 04h30min, 07h30min e 18h30min.

 

INTERNET:  http://www.bhnews.tv.br/nos horários mencionados.

Entrevistas já exibidas no: Youtube – vídeos – Interconexão Brasil. Para outras  informações: http://tinyurl.com/interconexaobrasil.

 

post anterior próximo post Voltar para listagem