Docentes da UFMG/UFSJ - Ouro Branco decidem pelo fim da greve

A assembléia deliberou ainda pela criação de uma Comissão em Defesa da Educação Superior Pública

 

Em assembléia convocada pelo Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco – APUBH, os docentes da UFMG votaram pelo fim da greve contra a PEC 55. A assembléia aconteceu na manhã desta quinta-feira (15/12), no Auditório Principal da Escola de Engenharia.Como foi decidido na assembléia do dia 11 de novembro, a greve aconteceu por tempo determinado, com término previsto para a última etapa da votação da proposta – ocorrida em segundo turno no Senado, na última terça-feira (13/12).

A greve foi deflagrada, em 16 de novembro, para sinalizar a oposição da categoria à aprovação da PEC 55/16 (PEC 241), que estabelece um teto para os gastos do governo federal e uma série de “punições” reduzindo investimentos na saúde e educação e transferindo aos servidores federais e à população o ônus da falta de investimento nesses setores. Os professores  fizeram um balanço sobre a greve na instituição e o consideraram positivo para o movimento docente da UFMG/UFSJ - Ouro Branco e para a sociedade de forma geral, pois conseguiu o seu objetivo de chamar a atenção da população para o teor da PEC e suas consequências. 

Os professores ratificaram a decisão da assembleia do dia 06/12 que deliberou pela criação de uma Comissão em Defesa da Educação Superior Pública, com o intuito de manter a mobilização contra os efeitos danosos das medidas do governo sobre a educação, saúde, seguridade social, reformas da Previdência, Trabalhista e demais cortes de investimentos. Os membros da comissão foram eleitos provisoriamente com a indicação de dois representantes por unidade. A comissão será definitivamente constituída a partir de reuniões realizadas até março de 2017 nas unidades acadêmicas. Nestas reuniões os docentes deverão ratificar as indicações da assembleia ou votar pela substituição de algum membro da comissão.  

 
post anterior próximo post Voltar para listagem