Acontece no APUBH

Ciência e Tecnologia são debatidos em Roda de Conversa na APUBH

Professores da UFMG participaram de Roda de Conversa sobre Ciência e Tecnologia, nesta terça-feira (23/10), na sede da APUBH. Foram debatidas a conjuntura atual do setor e da a Universidade, além da atuação do Sindicato. Houve a participação de docentes do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Faculdade de Letras (FALE), Instituto de Geociências (IGC) e Escola de Engenharia. O encontro integra o calendário de atividades da Quinzena Docente APUBH UFMG+.

De acordo com os professores, o setor vem sofrendo contínuas perdas, causadas pelos cortes nos investimentos em Educação e nos financiamentos em pesquisas em ciência, tecnologia e inovação. Também foi discutido os efeitos da extinção do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que foi fundido com outra área pelo Governo Federal, para a criação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Diante dessa conjuntura, os professores consideram que APUBH tem papel para a comunidade acadêmica, na luta por essas áreas, especialmente para ensino e pesquisa. A professora Lúcia Maria Fantinel, do Instituto de Ciências Geológicas (IGC), considera que “a centralidade do sindicato é fundamental no papel de estar junto da categoria, organizando e levantando as suas questões”. “Nós temos especificidades que dizem respeito, por exemplo, a condição de trabalho do pesquisador”, apontou a professora.