Acontece no APUBH

Assembleia do APUBH define cronograma de discussão com Andes-SN e Proifes-Federação

Proposta aprovada em assembleia no dia 06 de dezembro de 2018 para o processo de discussão com a base da APUBH e tomada de decisão sobre a possível filiação (ou não) a uma das entidades nacionais Proifes-Federação ou Andes-SN.

  1. Realizar uma campanha dirigida a toda categoria em torno da seguinte pergunta: por que a articulação nacional se tornou uma questão importante na atual conjuntura?
  2. O objetivo do processo de discussão sobre a eventual filiação da Apubh a uma das duas entidades docentes de âmbito nacional será amadurecer, na base do sindicato, uma reflexão sobre concepções de movimento sindical docente, de sindicato docente e de práticas sindicais desse tipo de sindicato.
  3. O processo tomará o tempo necessário para que o conjunto dos filiados possa tomar uma decisão democrática e madura sobre umafiliação ou não a uma das duas entidades docentes de âmbito nacional;
  4. Enquanto a categoria não deliberar sobre a filiação, membros da diretoria do sindicato poderão participar como observadores de eventos organizados pelas duas entidades nacionais. Desdobramentos dessa participação serão objeto de deliberação por parte da diretoria do sindicato.

5. O cronograma de discussão do tema privilegiará rodas de conversa realizadas nas unidades sem prejuízo de outras formas de debate inclusive por meio de recursos virtuais disponibilizados no site da Apubh. Será dada grande importância à participação do Conselho de Representantes nesse processo.

6.A diretoria sugere que os seguintes temas sejam contemplados no cronograma de discussão sem prejuízo de outros temas a serem apresentados nesta assembleia:

  1. O que é movimento sindical docente, sindicato docente, federação de sindicatos docentes e sindicato nacional docente.
  2. Conjuntura e luta sindical: entidades nacionais com a palavra. Eventos incluindo temas específicos propostos pelas setoriais envolvendo as duas entidades nacionais.
  3. A história da Apubh, do Andes e do Proifes.
  4. Implicações de cada opção e questões operacionais associadas a uma eventual filiação a uma das duas entidades nacionais (possíveis alterações estatutárias, dentre outros).
  5. Formas de deliberação sobre a filiação ou não a uma das entidades nacionais. Ou trabalhar essa questão de forma  transversal nos encontros realizados para debater os temas anteriores.

7.Possíveis formas de deliberação que poderão ser adotadas no final do cronograma acima proposto:

  1. Assembleia presencial multicampi com pelo menos 10% dos filiados.
  2. Assembleia eletrônica.
  3. Assembleia presencial seguida de referendo realizado por consulta eletrônica.
  4. Assembleia presencial seguida de deliberação por urna em data posterior, nos moldes do que acontece para a eleição da diretoria do sindicato.
  5. Assembleia itinerante com deslocamento da diretoria e utilização de urna para apuração posterior do resultado.
  6. Combinações distintas entre as possibilidades acima