APUBH, Sindifes e DCE promovem grande Plenária em defesa da Universidade Pública e Gratuita

Plenária ocorre no dia 15/10, às 11h, na Praça de Serviços do Campus Pampulha da UFMG

O Sindicato de Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco – APUBH comemora o dia dos professores e das professoras (15/10) com uma grande plenária em defesa da Universidade Pública e Gratuita. Realizada na Praça de Serviços do Campus Pampulha da UFMG, às 11h, a plenária é uma realização dos três setores da comunidade universitária: professore(a)s, técnico(a)- administrativo(a)s e estudantes e contará com uma tribuna livre para manifestação de todos os presentes.  

 

Neste momento de grande tensionamento político, o mais importante para a história recente das Instituições Federais de Ensino Superior e para o Brasil, a plenária surge como um espaço para expressão da opinião da comunidade universitária sobre os rumos da democracia e seus efeitos sobre a educação, a ciência, a pesquisa, a tecnologia e a universidade pública e de qualidade.  É espaço para reafirmar o compromisso com uma universidade democrática, gratuita, de qualidade, inclusiva, de respeito à multiplicidade de discursos, de saberes,  de expressões e de formas de conhecer e produzir conhecimento.

 

Nos últimos anos, a Universidade Pública e as agências fomentadoras de pesquisa têm sido alvo de constantes ataques do governo com sucessivos cortes de verbas e contingenciamento de recursos, legitimados pela “lei do teto dos gastos”(EC 95), que afetam diretamente a pesquisa científica e o futuro da educação do país. A carreira docente também sofre ameaças como a reforma da previdência, adiamento do reajuste salarial previsto para 2019 e novas formas de precarização do trabalho docente. A Comunidade Universitária não pode se calar diante dessa realidade, por isso a mobilização é necessária.  A Universidade que queremos se constrói com diálogo, com resistência, com articulação, com mobilização e com a participação de todos.

 

Professor, Professora juntem-se a nós! É por meio da educação, ciência e tecnologia, que se muda um povo, um país e você é o grande agente dessa mudança. É na pesquisa, nos desenvolvimentos científicos e tecnológicos, que um país independente, com projeto nacional, se forma. É nas salas de aulas que se começa a formar cidadãos conscientes, críticos e cientes das mudanças necessárias para a construção de um país melhor, mais justo, mais igualitário, mais humano.

 

 

 Serviço:

Grande plenária em defesa da Universidade Pública e Gratuita.

 

15/10  - Praça de Serviços do Campus Pampulha da UFMG

 

11h às 13h

 

Tribuna livre

Lanche Coletivo

 

Realização: APUBH, Sindifes e DCE

post anterior próximo post Voltar para listagem