Acontece no APUBH

APUBH recebe, na sede do Sindicato, professores recém-ingressos

A APUBH realizou, nesta segunda-feira (22/10), evento para receber os professores recém-ingressos na UFMG. Esta foi uma oportunidade para que os professores pudessem conhecer o sindicato, a proposta de trabalho e ações que vêm sendo realizadas. Além disso, os docentes receberam explicações sobre os direitos da categoria, leitura do contracheque, a carreira docente, progressão e sobre a previdência. A recepção fez parte das atividades da Quinzena Docente APUBH UFMG+.

A professora Ana Elisa Cruz Corrêa fez a apresentação da Diretoria Setorial de Ações Sindicais e Carreiras Docentes. Cruz reforçou que este é um espaço de escuta e de diálogo, em que os professores compreendem as especificidades da profissão.

A professora Deise Ferraz, vice-diretora de finanças da APUBH, destacou a importância de se ter um espaço para se pensar a universidade, onde os professores possam refletir sobre o fazer e ser universidade.  “É importante conversar sobre os assuntos e os aspectos técnicos que envolvem o nosso trabalho”, disse.

A vice-presidenta da APUBH, professora Maria Rosaria Barbato, agradeceu a presença de todos e desejou boas-vindas. A professora reforçou o compromisso de diálogo da atual gestão do sindicato, que também está aberta aos professores e professoras recém-ingressos. “Se alguém tiver interesse e disposição para ajudar, estamos de braços abertos”, convidou.  

Na rodada de apresentação, as professoras e professores destacaram a alegria e satisfação de estarem reunidos na APUBH e o fato de se sentirem bem representados pela nova gestão do Sindicato. Eles também elogiaram a iniciativa da APUBH.

Nesse sentido, o professor da Faculdade de Farmácia, José Eduardo Gonçalves disse estava procurando se situar sobre as possibilidades de auxílio do sindicato e que tem percebido certo distanciamento dos docentes das questões do trabalho e próprio sindicato.

A remuneração e as regras de promoção e progressão na carreira docente do Magistério Superior (MS) e do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) foram o tema da apresentação da professora Deise Ferraz, vice-diretora de finanças da APUBH. Em sua fala, Ferraz explicou a partir da leitura do contracheque a composição da remuneração e as informações sobre a estrutura da carreira, ressaltando as conquistas alcançadas para a categoria por meio da luta sindical e também os retrocessos passados e os que nos ameaçam. 

Sobre as carreiras, a professora Denise Araújo, da diretoria de Ações Sindicais e Carreiras Docentes, ressaltou que com a nova lei (13.325 de 2016) houve uma equiparação entre as carreiras, mas isto não se estendeu aos salários. “Hoje, você pode chegar ao topo da carreira sendo graduado, mas o salário não será o mesmo de quem chega ao topo com doutorado, por exemplo,” disse. Nesse sentido, Deise explicou que o desafio é ficar atento às propostas de revisão que podem ser prejudiciais ao professor.

Funpresp

Sarah Campos, do escritório Sarah campos Sociedade de Advogados e assessora jurídica da APUBH, conversou com as professoras e os professores sobre a Previdência do Servidor Público Federal, especialmente, a Fundação de Previdência Complementar do Serviço Público Federal do Poder Executivo (FUNPRESP – Exe). Campos explicou aos professores o funcionamento  e as regras da Previdência Complementar e fez um comparativo entre os três regimes vigentes de acordo com a data de ingresso no serviço público: até 2003, de 2003 a 2013 e a partir de 2013.

Durante o Encontro foi disponibilizada a versão física da Cartilha “Funpresp: o que saber antes de aderir” elaborada pela advogada Sarah Campos e que pode ser acessada no link abaixo.