Acontece no APUBH

APUBH realiza seminário com movimentos sociais e ações coletivas

O 1° Seminário Político Organizativo da Setorial Movimentos Sociais e Ações Coletivas da APUBH ocorreu nos dias 20 e 21 de setembro (quinta e sexta-feira), na sede do Sindicato. O encontro tinha o objetivo de construir estratégias de politização para além da perspectiva acadêmica, abrangendo a perspectiva social, sindical e política, ampliando e aprofundando parcerias entre docentes pesquisadores(as) e extensionistas da UFMG e Movimentos Sociais, Sindicais, Estudantis, Ações Coletivas, Comunidades e ONGS.

No primeiro momento, os presentes fizeram a apresentação de experiências em que docentes da Educação Superior na UFMG desenvolvem projetos de extensão junto a Movimentos Sociais, Sindicais, Estudantis, Ações Coletivas, Comunidades e ONGS.

Saiba mais sobre esses projetos:

1. Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária (ORIS)  e Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA;

2. Associação dos Catadores de Papelão e Material Reaproveitável (ASMARE);

3. Movimento de Luta no Bairros, Vilas e Favelas (MLB);

4. Polos de Cidadania;

5. Movimento Correnteza;

6. Sem Medo de Mudar a UFMG.

 

Deliberações

“A partir do entendimento de que somos uma Diretoria plural, progressista, sem identificação com uma única linha política, disposta a sedimentar o terreno de possibilidades para Diretorias futuras, reunida na perspectiva de contribuir para o combate a uma pauta de retrocessos que destrói os avanços dos direitos sociais e inviabiliza seu aprofundamento, avaliamos que o critério para aprovação de propostas apresentadas pelos Movimentos Sociais, Sindicais, Estudantis, Ações Coletivas, Comunidades e ONGs para parcerias com a APUBH, é que os proponentes trabalhem na confluência com esta perspectiva”, ressaltam os membros da Diretoria Setorial de Movimentos Sociais e Ações Coletivas. Esta parceria poderá se efetivar como apoio técnico, político, financeiro e/ou jurídico.

Compreendendo a relevância de se elaborar agenda político organizativa para os próximos dois anos para a Diretoria Setorial de Movimentos Sociais e Ações Coletivas, foi proposta a efetivação de encontros com os três segmentos da Comunidade da UFMG, com periodicidade mensal. Também foi deliberada a continuidade dos Seminários Político Organizativo da Setorial Movimentos Sociais e Ações Coletivas da APUBH, que reúna Movimentos Sociais, Sindicais, Estudantis, Ações Coletivas, Comunidades e ONGS para discussão das pautas comuns, sendo o próximo no dia 1º de dezembro.