Acontece no APUBH

APUBH promoveu Mesa Redonda "Universidade em Risco" com representantes do ANDES-SN e da PROIFES-Federação

A APUBH realizou a Mesa Redonda “Universidade em Risco”, nesta terça-feira (13/11), no Auditório A102 do CAD2, no Campus Pampulha UFMG. O debate contou a presença do professor Antonio Gonçalves Filho, presidente do ANDES-SN, e da professora Luciene Fernandes, vice-presidenta da PROIFES-Federação.A mediação foi realizada pela professora Maria Stella Goulart, presidenta da APUBH. Para conferir o vídeo da mesa redonda, clique aqui.

A presidenta da APUBH apontou a importância da unidade na luta em prol dos direitos e da Universidade pública, na cooperação entre movimentos sindicais. “Ressalvando que a gente quer manter esse diálogo com vocês, que é extremamente importante. E não apenas o diálogo, mas toda a nossa potência de realização, já que a sintonia do nosso grupo é essa: dialogar, criar e resistir. Essa é a nossa proposição. Então, estamos juntos”, observou.

Os representantes falaram um pouco de suas entidades, comentando o histórico, a organização institucional e as principais ações e bandeiras de luta. Eles fizeram análise da atual conjuntura político-econômica e como esta afeta a sociedade brasileira, especialmente as universidades públicas federais. Também foi debatido as formas como os movimentos sindicais e sociais podem influir nesse contexto. Além disso, os presentes puderam interagir com a mesa, expondo opiniões sobre a conjuntura e fazendo perguntas para os convidados.

“É muito bom estar aqui, face a face, compartilhando, concordando, discordando, mas a gente entende que é assim que se constrói a luta”, definiu o professor Antonio Gonçalves Filho, presidente do ANDES-SN. “Eu espero sinceramente que a base da APUBH venha somar conosco. A gente tem muito respeito pela base desse sindicato, mas entende que de forma isolada a gente não vai conseguir fazer frente a tantos ataques que estão anunciados aí”.

“Eu acho que a APUBH e a PROIFES já têm se colocado nessa unicidade, nessa frente em defesa da educação pública e dos direitos dos trabalhadores”, apontou a professora Luciene Fernandes, vice-presidenta da PROIFES-Federação. “E que a gente possa construir junto, inclusive com o ANDES, pois esse momento pede e que a gente possa fazer esse enfrentamento. E, claro, como foi dito, cada um nas suas formas, mas para um enfrentamento, como foi posto hoje, é preciso ter essa unidade”.

“Muito obrigada por esse dia fantástico, por todos as contribuições na parte da manhã [na Assembleia Geral]”, destacou a professora Goulart.”Eu acho que nós avançamos muito, tanto no ponto de vista de compreensão quanto de capacidade de posicionamento com relação a esse momento tão difícil”, referindo-se ao momento atual onde as perdas de direitos como a previdência social e reajuste para 2018, ameaçam a categoria docente.