Acontece no APUBH

APUBH promoveu Café com Plantão Jurídico

A Quinzena Docente APUBH UFMG+ prossegue, desta vez com a realização da ação Café com Plantão Jurídico. A ação foi promovida pela APUBH no Campus Saúde (15/10), na Escola de Arquitetura (22/10) e na Faculdade de Direito (24/10).  Na ação, os docentes puderam tirar dúvidas com a assessora jurídica do sindicato, Dra. Flávia Mesquita.

“Eu acho interessante a ideia de descentralização dos plantões jurídicos, porque podem atender professores que eventualmente tenham dificuldade de deslocamento até APUBH”, opinou a advogada. Os professores tiveram ainda um momento de interação e uma oportunidade para conhecer a APUBH.

A iniciativa foi elogiada pela professora Maria Cristina Ribeiro Viana, da Faculdade de Odontologia, que participou do plantão que aconteceu na Escola de Arquitetura. “O plantão jurídico é essencial para acompanhar coisas que são de interesse muito grande para nós”, avaliou. A professora elogiou a iniciativa de encontro promovida pela APUBH, entre o sindicato, os filiados e outros setores.

“O fato de que o Café com Plantão Jurídico foi tão  bem recepcionado  nas unidades do Centro, como tive oportunidade de verificar pessoalmente na Faculdade de Direito, com a presença entusiasta de muitos colegas e com a demanda de atendimentos jurídicos, demonstra a importância de o sindicato ir até os professores que representa, com ações que permitam um reencontro e a abertura de um novo diálogo”, avalia a vice-presidenta da APUBH, professora Maria Rosária Barbato.

O professor Thiago Lopes Decat, da Faculdade de Direito da UFMG, também aprovou a ação. Ele esteve presente no Café realizado em sua Unidade. “Eu estou achando essa ação de hoje, de vir aqui com a advogada para fazer a consultoria com os professores, uma excelente atividade e uma iniciativa muito bacana. E eu acho importante que o sindicato esteja perto dos professores, esclarecendo dúvidas e captando as suas reivindicações”,  analisou.

Sindicato próximo ao professor

O Café com Plantão Jurídico também foi uma oportunidade de aproximar a APUBH da categoria, como apontado pela professora Maria Cristina Ribeiro Viana. “Eu acho fundamental que o nosso sindicato caminhe até a gente sempre, como nós caminhamos até ele, quando precisamos”, comentou.

 “Por muito tempo o sindicato ficou afastado da sua base. O nosso propósito é fazer com que os professores se reaproximem, readquirindo confiança de que o sindicato está disposto a cumprir seu papel de instância efetivamente representativa da categoria docente”, definiu a vice-presidenta da APUBH, professora Maria Rosária Barbato. “Isto se torna ainda mais importante em relação aos docentes lotados em unidades longe do campus Pampulha e da sede do sindicato, para superar o sentimento de isolamento que persiste”, completa.

O professor Glaucinei Rodrigues Correa, da Escola de Arquitetura, também elogiou essa oportunidade. “Eu acho fundamental a realização dessa atividade, por causa da possibilidade de proximidade da APUBH com os professores”, avaliou o professor, que participou na ação na sua Unidade. “Essa aproximação da APUBH é uma grande possibilidade dos professores de filiarem e sentirem que o sindicato está próximo da categoria”.