Apubh participa como convidado de reuniões do Proifes - Federação

Sindicato compareceu a encontros do GT de Gênero, raça/etnia e sexualidades e do Conselho Deliberativo.

Nos dias 31 de maio, 02 e 03 de junho, a Apubh participou, em Brasília,  como convidada das reuniões do Gênero, raça/etnia e sexualidades e do Conselho Deliberativo da  Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – Proifes – Federação.  

 

A diretora de Etnia, Gênero e Classe do sindicato, professora Francinete Veloso participou da reunião do Grupo de Trabalho Gênero, raça/etnia e sexualidades, na qual estiveram presentes representantes dos seguintes sindicatos: ADUFG-Sindicato, ADUFRGS-Sindical, APUB, ADUFSCar, SINIEDUTEC e ADURN. Os participantes da reunião discutiram os itens da pauta: levantamento e relato das ações dos grupos de trabalho e diretorias ligadas ao GT em cada sindicato; proposta de eventos para o mês de setembro; participação no XIII Encontro Nacional do PROIFES; organização do I Encontro nacional na UFBA em novembro de 2017.  Outro ponto discutido foi o nome adequado para o GT que passa a ser “Direitos Humanos, Raça/Etnicidade, Gênero e Sexualidades”.

 

O vice-presidente da Apubh, professor Dalton Rocha representou o sindicato na reunião do Conselho Deliberativo do Proifes realizada entre os dias 2 e 3 de junho em Brasília. Estiveram presentes mais de 30 representantes de sindicatos docentes federados ao Proifes e três convidados: Apubh, ADUPEBE e APUFSC.

 

De acordo com a Ascom do Proifes, em pauta estiveram os “informes dos sindicatos federados sobre a conjuntura regional, escolha do professor a ser homenageado no XIII Encontro Nacional do PROIFES-Federação, que será realizado de 26 a 29 de julho em Porto Alegre (RS); avaliação das votações no Congresso Nacional das reformas previdenciária e trabalhista; elaboração de seminários sobre Privatização da Educação, e sobre Concepção das IFES; encaminhamentos do Grupo de Trabalho Direitos Humanos, Raça/Etnicidade, Gênero e Sexualidades; discussões sobre o Fórum Nacional de Educação, e encaminhamentos gerais”.  

 

Na reunião ainda foi discutida a situação financeira das instituições federais de ensino com a participação do  “secretário executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Gustavo Balduino, e com o diretor administrativo do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Wilson Conciani”.

 

 

 

 

Com informações da ASCOM – Proifes

 

post anterior próximo post Voltar para listagem