Acontece no APUBH

APUBH inaugura sala de reuniões professor Elias Antônio Jorge

Foi inaugurada nesta sexta-feira, 19 de outubro, na sede da APUBH, a sala de reuniões professor Elias Antônio Jorge, um dos fundadores e ex-presidente do Sindicato, falecido em maio deste ano.  Na presença de seus familiares, amigos, professores e dirigentes da APUBH, Elias foi homenageado por ser “uma figura emblemática nas trincheiras da luta em defesa dos direitos das docentes e dos docentes da UFMG e da Universidade brasileira”, como destacou a  presidenta da APUBH, professora Maria Stella Goulart, em seu discurso de homenagem, que pode ser conferido ao final desta matéria.

A sala foi inaugurada por Sônia, viúva do professor Elias, e Stella que juntas descerraram a cortina da placa do local. Muito emocionada, sua esposa Sônia agradeceu o carinho e a iniciativa da APUBH. Em seguida, sua filha Camila prestou uma homenagem cantando uma das canções preferidas de Elias: “Summertime” de Ella Fitzgerald.

 

Confira o discurso de inauguração:

 

Inauguração da Sala de Reuniões Professor Elias Antônio Jorge

 Boa tarde a todas e a todos!

Meus cumprimentos especiais aos familiares do professor Elias Antonio Jorge, aqui presentes, a Sra. Sonia, as filhas Camila e Daniela e as netas Luna e Jade e seu secretário Leonardo Santiago.

E com grande satisfação que a APUBH inaugura a sala de reuniõe, que leva o nome do professor Elias Antonio Jorge. Uma figura emblemática nas trincheiras da luta em defesa dos direitos das docentes e dos docentes da UFMG e da Universidade brasileira.

Minhas palavras são de gratidão ao Professor Elias que lutou até o fim pelo reconhecimento da relevância da categoria docente como agente de formação, desenvolvimento e promoção da população brasileira, da ciência, da educação e da tecnologia. O Professor Elias foi um dos fundadores da APUBH no final da década de 70 e presidente por duas vezes da entidade (Gestões 87 a 89 e 89 a 91).

Foi professor de matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e era doutor em Educação pela USP.

Reconhecido, nacional e internacionalmente, por ser um dos principais idealizadores do Sistema Unico de Saúde, o SUS. Ele ficou conhecido como um dos principais articuladores da Emenda Constitucional 29, de 2000, que estabeleceu regras nacionais para garantir um financiamento minimo para saude nas três esferas de governo além de regras de fiscalização, avaliação e controle.

A aposentadoria não o afastou da luta docente e o Professor Elias permaneceu atuando ativamente no movimento sindical liderando greves e negociações. Nos ultimos anos, apesar da saúde delicada, encabeçou junto ao Sindicato a criação do Comitê Permanente Preventivo de Abusos Salariais — CP-PAS, atuando também incansavelmente em defesa dos direitos das professoras e dos professores aposentados. Que sua história nos sirva de inspiração, neste momento tão complicado pelo qual passa o nosso pais, e para todas as lutas que ainda teremos pela frente. Sigamos, em nome das professoras e dos professores para a construção de uma universidade socialmente inclusiva e de qualidade e por uma sociedade mais justa, igualitária e democrática. Imaginamos que se ele estivesse entre nós estaria nos assessorando com seus incriveis estudos  matemáticos, sustentando a resistência contra o fascismo e dizendo conosco: Ele Não! 

 

Muito obrigada!