Acontece no APUBH

15 de maio, Professores da UFMG paralisarão suas atividades em defesa da educação

Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência e contra os cortes nas Universidades públicas e Institutos Federais mobiliza a comunidade universitária

As professoras e os professores da UFMG aprovaram a paralisação das atividades regulares e a participação no Dia Nacional de Luta Contra a Reforma da Previdência e em Defesa das Universidades Públicas, que ocorre em 15 de maio. A decisão foi deliberada por unanimidade em assembleia convocada pelo Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco – APUBH, no dia 09 de maio (quinta-feira).

Com a decisão da categoria docente, os três segmentos da comunidade acadêmica da Universidade passam a integrar o Dia de Luta, que também conta com a adesão de estudantes e técnico-administrativos. Os atos foram convocados por movimentos populares e sindicais em reação aos graves ataques que vem sendo infringidos contra os direitos da população brasileira.

Cortes em Educação e Ciência

No início deste mês, o Ministério da Educação anunciou novos cortes no já reduzido orçamento das universidades federais. O maior deles retira 30% do orçamento usado para pagamento de contas de água e energia elétrica, por exemplo. Antes do corte anunciado, o governo já havia retido mais de 42% do orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, além de quase 32% do Ministério da Educação. Todos esses cortes foram realizados sobre um orçamento que já havia sido reduzido a um terço do que era em 2014.

 

Programação:

06 às 08h: Panfletagem em pontos de grande circulação de pessoas (Estações do MOVE, Praça da Rodoviária e Praça Sete).
08h às 09h30: Ato no Hall de Entrada da Faculdade de Medicina e panfletagem no entorno do Campus Saúde.
09h30: Passeata em direção da Praça da Estação para Ato Conjunto com todos os Sindicatos da área de Educação e Movimentos Populares mobilizados em defesa do direito à Educação.